Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 20 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Produtores aumentam as vendas com o apoio do Rio Rural
em 03/05/2016 09:29:59 (517 leituras)




Em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana, o casal de produtores rurais Iliana Gama da Cruz e Sebastião Rubens Valença não tem dúvida sobre as vantagens do processo de beneficiamento da produção de couve. Moradores da microbacia Valverde, eles foram contemplados em 2015 pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, com incentivo financeiro para construção de uma área de processamento e compra de máquina utilizada para o corte da couve, que hoje é comercializada em mercearias e supermercados do próprio município e da cidade vizinha, Areal.

“Com os recursos do Rio Rural, construímos esta sala ao lado de nossa casa, adquirimos a máquina e duas mesas próprias para o beneficiamento. Assim, agilizamos o trabalho de corte e secagem da couve. Estamos vendendo muito mais, trabalhando menos e com mais qualidade”, disse Iliana, comentando que, com a infraestrutura adquirida, a renda da família aumentou em mais de 30%.

Sebastião Valença conta que, com os R$ 4,4 mil do Rio Rural e uma contrapartida financeira da família, eles puderam avançar muito na estruturação da unidade de processamento.

Os produtores fazem parte da Associação dos Agricultores Familiares de São José do Vale do Rio Preto e também conseguem comercializar a couve  por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O incentivo do Estado foi fundamental para a nossa decisão de apostar no local apropriado para o beneficiamento da produção. Assim, vendemos mais para os mercados e hoje atendemos a merenda escolar”, afirmou Sebastião.

>>> Interesse -  Para Margareth Ferreira Costa, engenheira agrônoma e técnica-executora do Rio Rural em São José do Vale do Rio Preto, a preocupação do casal de agricultores e seu interesse pela participação comunitária fez a diferença.

“É realmente gratificante ver como eles estão aproveitando as oportunidades para crescer e melhorar a vida de toda a família”, explicou Margareth.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir