Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 20 de novembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Novo Guandu tem licitação prevista para este semestre
em 02/05/2016 09:39:33 (607 leituras)




O projeto de ampliação do Guandu, denominado Novo Guandu, tem licitação prevista para este semestre. A grande obra, além de garantir o aumento da oferta de água, especialmente para a Baixada Fluminense – mais 12 mil litros por segundo – servirá também como alternativa nos casos em que for necessária a descontinuidade do abastecimento, com fins de manutenção, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, que atende a 9 milhões de pessoas.

“Esta obra trará mais água para a Baixada Fluminense. Além disso, a nova estação será importante como backup da estação atual, com capacidade para absorver o crescimento das cidades pelas próximas décadas”, afirmou o presidente da Cedae, Jorge Briard.

A ETA Novo Guandu será construída nas proximidades do Baixo Recalque do Guandu. Ela contará com as seguintes unidades: canal desarenador; elevatória de água bruta; unidade de mistura hidráulica rápida (calha parshall ); floculadores hidráulicos; decantadores de fluxo horizontal; filtros de areia com taxas declinantes e autolaváveis; tanque de contato; elevatória de água tratada e linha de recalque; novo reservatório de carga e distribuição; interligação do novo reservatório à adutora principal da Baixada Fluminense através de tubulação.

>>> Intervenções previstas - O projeto de ampliação do Guandu faz parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense.

A iniciativa inclui as seguintes intervenções: construção de uma nova estação de tratamento de água para tratar 12 mil litros por segundo, elevatória de água tratada, linha de recalque (tubulação que abastece o reservatório) e reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros; implantação, nos diversos municípios da Baixada Fluminense, de 17 novos reservatórios e reforma de outros nove que hoje estão fora de operação; assentamento de 95 km de adutoras para abastecer os reservatórios; 760 km de troncos e rede distribuidora; e instalação de mais de 100 mil novas ligações prediais.

Leia a notícia no Diário Oficial.

Imprimir