Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 20 de setembro de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Notícias
Imprensa Oficial : Operação Lei Seca marca presença no Carnaval carioca com ações de conscientização
em 10/03/2011 10:00:00 (2209 leituras)


Luiza ReisEm seu segundo Carnaval, a Operação Lei Seca, além de ter redobrado a fiscalização em vários pontos da Região Metropolitana, se destacou por ter desempenhado um papel proativo na educação e conscientização do motorista sobre os riscos de dirigir sob o efeito do álcool. Para o coordenador-geral da operação, major Marco Andrade, este é o principal legado das ações que se iniciaram na sexta-feira de carnaval.

- Fizemos a nossa parte. Além de intensificar as ações de fiscalização, investimos fortemente na conscientização dos motoristas e tivemos um ótimo retorno, seja na Sapucaí ou nos blocos. As pessoas nos receberam de uma forma muito positiva e já começam a entender que bebida e direção não combinam – avalia o major.

De sexta-feira (4/03) até a terça-feira (8/03), foram realizadas 28 ações de fiscalização e 30 de conscientização, que mobilizaram 180 agentes. Nos principais blocos de Carnaval da cidade do Rio, os “homens-balão” fizeram um grande sucesso. Vestidos com o balão da Operação Lei Seca, eles distribuíram folhetos impressos pela Nova Imprensa Oficial, ventarolas e conversaram com os foliões sobre os perigos de dirigir alcoolizado. Na Marquês de Sapucaí, a grande sensação foi o “homem-cinema”, que projetou a logomarca da Operação nas paredes das arquibancadas e camarotes do Sambódromo. Como habitual, os cadeirantes também marcaram presença: 26 vítimas de acidentes participaram das ações de conscientização.

Quanto à fiscalização, o major destaca que houve uma redução de motoristas que sofreram ações administrativas e criminais.

- Em comparação ao carnaval 2010, notamos que menos motoristas sofreram sanções. Em 2011, tivemos apenas 11 motoristas presos; no ano passado foram 19. Houve também redução no número de condutores que incorreram em delitos administrativos: neste ano foram 28, contra 45 em 2010. Eu acredito que esta é uma prova de que estamos no caminho certo e que, aos poucos, os motoristas estão se conscientizando. Uma prova é que não tivemos nenhum acidente de grandes proporções nas ruas da Região Metropolitana durante o carnaval, mesmo com chuva – afirma Marco Andrade.

Nas operações realizadas durante o carnaval, 3.585 motoristas foram abordados. Destes, 903 foram multados e 413 habilitações foram recolhidas. Vinte e oito motoristas sofreram sanções administrativas e 11, criminais. No carnaval 2010, aconteceram 4.663 abordagens, que resultaram em 683 multas, 300 carteiras recolhidas, 45 sanções administrativas e 19 criminais.

Desde o início da operação, lançada em 19 de março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo, até a madrugada desta quarta-feira (9/03/2011), 425.396 motoristas foram abordados em blitzes e 70.757 deles receberam multas e veículos foram rebocados. No mesmo período, 29.563 carteiras de habilitação foram recolhidas e foram aplicadas 3.969 sanções administrativas e 1.424 criminais. Desde o início da operação, mais de 5,2 mil vidas foram salvas.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social (http://www.imprensa.rj.gov.br/)

Nova Imprensa Oficial produz folhetos

Mais de sessenta mil panfletos coloridos da Operação “Lei Seca” foram impressos pelas máquinas off-set do parque gráfico da Imprensa Oficial. Além de apoiar a campanha imprimindo material de conscientização, a IO também publica pôsteres coloridos como encarte no Diário Oficial, que podem ser afixados em locais de grande circulação.

Com a modernização do parque gráfico da Imprensa Oficial, a empresa atualmente reúne condições técnicas para apoiar campanhas de conscientização, além de atender as demandas estaduais por produtos gráficos.

 

Imprimir