Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Bondes de Santa Teresa voltam a operar no Largo dos Guimarães
em 29/12/2015 09:27:31 (591 leituras)



O Governo do Estado iniciou, ontem, a pré-operação do bonde de Santa Teresa, que voltou a fazer o trajeto entre os largos da Carioca e dos Guimarães, com parada no Largo do Curvelo. O serviço foi liberado após a realização de testes feitos por técnicos de Secretaria de Transportes, da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) e do consórcio construtor. 

“Foi um dia marcante para Santa Teresa. Retomamos a circulação dos bondes no coração do bairro: o Largo dos Guimarães. Agora, os nossos próximos passos serão os três quilômetros de vias que estão sendo construídos entre a Praça Odylo e o Largo do França. E na primeira semana de janeiro, entregaremos o serviço da Francisco Muratori, que não funcionava desde 1966, ligando a Lapa com Santa Teresa e a estação da Carioca” disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.  

O serviço de bondes no trecho Carioca-Curvelo-Largo dos Guimarães funcionará das 11h às 16h e o acesso permanece gratuito durante a fase de pré-operação. A previsão é de que o projeto completo dos bondes seja concluído em 2017. 

Preservação

O novo modelo de bonde preserva as características estéticas tradicionais, entre elas a identidade visual, dimensões, cores, conjunto estético e os bancos de madeira, com a utilização de soluções tecnológicas visando à segurança. 

Entre as principais mudanças, estão o sistema de freios magnéticos independentes, freio magnético de emergência no trilho, sistema de GPS, painel de comando, iluminação de led, sistema de sonorização, roda com melhor dissipação de ruído e inscrição em curva, estribos retráteis (estes não permitem que passageiros viajem em pé), injeção e areia nas quatro rodas simultaneamente (no bonde antigo era apenas em duas), além de melhores condições operacionais para o motorneiro, como banco, limpador de para-brisa e retrovisor.

Leia a notícia no Diário Oficial
Imprimir