Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Gestão influencia melhorias do Ensino Básico
em 29/12/2015 09:22:33 (608 leituras)



O gestor escolar exerce papel fundamental nos índices educacionais. É o que revela a pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), “O impacto da liderança dos diretores sobre os resultados dos alunos das escolas de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro”. A proposta foi  estabelecer relações entre as práticas de liderança e o desempenho da escola, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (Iderj).

O levantamento foi finalizado em 2014, com base nos dados colhidos entre 2011 e 2013, pela Escola de Educação da Universidade de Nottingham, com a colaboração do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Compartilhar a liderança com outras pessoas da escola, encaminhar mais alunos ao ensino superior e incentivar a equipe a usar os dados do Saerj em seu planejamento são características encontradas nos gestores efetivos, que conseguem identificar a necessidade de melhorias individuais e coletivas.

Pesquisa

Durante o processo, 1.021 diretores da rede estadual de ensino responderam a um questionário com 163 questões. Para o resultado geral, foram consideradas as respostas de 744 gestores. Desses, 452, ou seja, 61% mostraram evolução nos indicadores de suas escolas.

A Secretaria de Educação atribui o avanço da rede a diversos fatores, entre eles a atualização e qualificação do trabalho do gestor, a criação da Gestão Integrada da Escola e o Processo Seletivo Interno.

Leia a notícia no Diário Oficial
Imprimir