Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 15 de agosto de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Operação Verão contará com drone em salvamentos
em 29/12/2015 09:13:34 (554 leituras)



Até abril, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Verão 2016 em todas as praias do Estado do Rio de Janeiro.  A grande novidade desta edição – que começou no último dia 23 – é o uso experimental de um drone, equipado com boia salva-vidas, que agiliza o salvamento de pessoas em perigo de afogamento.   

O drone será operado, inicialmente, na Praia de Copacabana, local de alta frequência de banhistas. O equipamento localiza a posição exata da vítima, com a ajuda de uma câmera acoplada, e, em seguida, solta a boia. Os salvamentos contam também com jet-skys, botes aquáticos, lanchas e aeronaves.  

Para o comandante do 3º Grupamento Marítimo de Copacabana, tenente-coronel Fernando Santos, o drone vai funcionar como uma visão superior do afogado, além da linha de arrebentação.

“Localizando a vítima, o equipamento libera a boia, que dará sustentabilidade para que o afogado permaneça na superfície até a chegada do guarda-vidas” explicou o comandante. 

Segundo o responsável pela Coordenadoria de Operações de Veículos Aéreos Não Tripulados do Corpo de bombeiros (Covante), tenente-coronel Rodrigo Bastos, o treinamento para piloto de drone tem duração de 240 horas.

“São ministradas disciplinas como transmissão de dados, recuperação de equipamento e segurança de voo, entre outros. A formação conta com 3 pilares: segurança, manutenção do equipamento e treinamento” afirmou Bastos.

Frequentadores mais seguros

Moradora do Maracanã, a estudante Isadora Costa aprovou o uso do drone.

“Me sinto ainda mais segura” disse Isadora.

Leia a notícia no Diário Oficial
Imprimir