Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Governo incentiva o uso consciente da água
em 18/12/2015 09:26:42 (950 leituras)



A Secretaria do Ambiente e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) estão distribuindo o folder É hora de mudar os hábitos, voltado para a conscientização da população sobre o uso da água. A iniciativa faz parte das ações realizadas para combater os efeitos da crise hídrica e aumentar o nível dos reservatórios que abastecem grande parte do estado, incluindo a Região Metropolitana. 


O folheto reúne atitudes simples do cotidiano que resultam em economia de água, divididas em ambientes específicos (banheiro, cozinha, área de serviço, quintal ou calçada). Na hora de lavar a roupa, por exemplo, utilizar a máquina de lavar apenas na capacidade total traz uma redução substancial de consumo, já que uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso. E a água descartada ainda pode ser empregada na limpeza do chão ou calçadas. Já a lavagem de veículos, se feita com mangueira, gasta 320 litros de água: a opção por um balde reduz essa quantidade para 80 litros.


Entre as medidas estão a redução da vazão do Paraíba do Sul, que permitiu a economia nos reservatórios; a implantação de sistemas de captação emergenciais em municípios; apoio para as empresas da região do Canal de São Francisco, no Rio; e lançamento do programa Pacto das Águas.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir