Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 22 de janeiro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Trens da Linha 4 vão reforçar frota do sistema metroviário
em 18/12/2015 09:22:12 (532 leituras)



O Governo do Rio de Janeiro colocou em operação, ontem, o 15º trem da Linha 4 do Metrô (Ipanema-Barra da Tijuca), que completa a frota de novos veículos comprados na China. A viagem inaugural partiu da Estação Estácio em direção à Pavuna. Sete dos trens da Linha 4 vão circular na Linha 2, substituindo composições antigas. Objetivo é dar mais conforto aos usuários e maior agilidade operacional ao sistema.

Com ar-condicionado 33% mais potente que os dos veículos antigos, os trens da Linha 4 seguem o mesmo projeto dos 19 que circulam pelo sistema desde 2012: seis carros com capacidade para 1,8 mil pessoas, passagem interna entre os vagões e câmeras de monitoramento interno. 

“A partir de hoje, sete trens da Linha 4 passam a integrar a frota da Linha 2, que vai operar praticamente só com veículos novos. Isso vai permitir com que a gente atinja a meta de, até julho de 2016, revitalizar todos os 30 trens antigos do metrô, que passarão por manutenção principalmente no ar-condicionado”,  afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio. 

Com a chegada das 15 novas composições, a frota do metrô chega a 64 trens, um incremento de mais de 100% no número de veículos que operam no sistema em comparação ao ano de 2009, quando circulavam 30 composições.


Projeto de Revitalização


Em paralelo, a concessionária segue com o projeto de revitalização dos 30 veículos mais antigos. Sete composições já passaram por revisão nos sistemas elétrico, de ar-condicionado, de portas e de propulsões, além de manutenções preventivas e corretivas e processos de pintura.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir