Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 12 de agosto de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Saúde recebe pads para combate ao Aedes Aegypti
em 16/12/2015 09:20:54 (586 leituras)



Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai garantir que os municípios disponham de mais uma ferramenta no combate ao Aedes aegypti: um pad com sistema de georreferenciamento, para assegurar que as cidades consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika, em uma reedição do programa Monitora Dengue.

Cinco mil aparelhos já foram entregues à secretaria pelo IBGE e, em janeiro, a pasta receberá outros 9,1 mil equipamentos, para serem distribuídos aos municípios. Todos os pads serão atualizados em relação à base dos municípios onde serão utilizados. Com a ferramenta, o agente realiza o preenchimento de informações sobre os locais visitados e a situação dos domicílios e, assim, georreferenciá-los em um mapa da cidade.

A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate ao vetor e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido, nos pontos onde houver necessidade. Os equipamentos são os mesmos usados pelo IBGE para a realização do Censo e, para a utilização correta dos mesmos, os agentes municipais vão receber um curso de capacitação antes de terem acesso à ferramenta. O critério de distribuição dos aparelhos vai tomar como base a quantidade de imóveis existentes em cada cidade.

“Os equipamentos são bloqueados e nenhum outro aplicativo pode ser instalado nele. Na medida em que os agentes de combate de endemias vão fazendo as visitas, eles já vão indicando o que está sendo encontrado em cada um desses domicílios. Esta informação é georreferenciada por satélite e, depois, ela é descarregada no computador”,  disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir