Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Ponte Estaiada da Linha 4 do Metrô é concluída
em 16/12/2015 09:15:56 (620 leituras)



O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, vistoriaram, ontem, a Estação São Conrado da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema), que já tem 90% da obra concluída e entrou em fase final de acabamento. Da estação, Pezão e Osorio seguiram em um pequeno trem (o trackmobile, equipamento especial para circulação em túneis) para a Ponte Estaiada da Barra. A estrutura da ponte também já está concluída e agora inicia-se a fase de colocação de trilhos.

A ponte é o único trecho onde os trens serão vistos fora do subterrâneo. Com 320 metros de comprimento e dois pilares de 72 metros de altura, a ponte tem duas vias, por onde os trens vão passar em direção à Barra da Tijuca e no sentido Zona Sul.


Os 26 conjuntos de cabos de aço já estão instalados. Com a conclusão das obras civis, inicia-se a fase de acabamentos, instalação de cabos elétricos e iluminação, posicionamento de trilhos e concretagem das vias.


“Já estivemos nessa obra muitas vezes e é muito gratificante ver a evolução dela. Esse é o tipo de intervenção que queremos ver acontecendo no país. Temos trabalhadores se esforçando para tirar do papel uma obra sonhada há mais de 50 anos. Não vamos medir esforços para gerar mais empreendimentos e levar o metrô para o Recreio e expandir a Linha 2”, afirmou o governador.


A estimativa é de que, com a entrada em operação da Linha 4, pelo menos dois mil carros deixem de circular por hora no horário de pico, no trecho viário que liga a Barra da Tijuca à Zona Sul e ao Centro da cidade.


“A Linha 4 é muito mais do que a ligação metroviária da Zona Sul à Barra, ela completa um eixo de circulação da cidade, que passa a ser integrado dos dois lados. O morador da Pavuna chegará à Barra da Tijuca de metrô e o morador da Rocinha poderá ir ao Maracanã também de metrô”, disse Osorio.


83% das intervenções concluídas


A Linha 4 do Metrô chega ao mês de dezembro com 83% das obras concluídas, dentro do cronograma. Faltam apenas 700 metros para a conclusão da escavação dos túneis no eixo Barra da Tijuca – Ipanema. Os trilhos já estão sendo instalados e alcançaram mais de 20 quilômetros, dos 32 totais, considerando as vias nos dois sentidos. Cinco estações estão 100% escavadas e em fase de acabamentos.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir