Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Campanha incentiva a eliminação dos focos
em 15/12/2015 09:31:49 (590 leituras)



A Secretaria de Saúde lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas.


Entre as ações está ainda a doação de Saúde de 170 carros com o objetivo de reforçar as frotas de 91 municípios do estado no combate às endemias. A campanha inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada. Diminuir ao máximo o número de focos do Aedes aegypti é a maneira mais eficaz para controlar as doenças.

Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença.

Outro cuidado é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes e de roupas que previnam o contato com o mosquito. Também é preciso evitar exposição durante a manhã e o final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma atacar as vítimas.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir