Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 27 de janeiro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Invenção de alunos amplia interatividade em sala de aula
em 11/12/2015 09:51:59 (616 leituras)




Enquanto observavam as explicações dos professores em sala de aula, os estudantes de Eletrônica da Faetec Henrique Lage, em Niterói, Matheus de Souza Santos e Daniel Gladston tiveram a ideia de criar uma ferramenta que aumentasse a interatividade para prender a atenção dos alunos. A partir daí, começaram a pesquisar e inventaram o Display 3D Interativo: uma extensão da tela do computador com quatro sensores de ultrassom que permitem a manipulação de um objeto virtual no ar.

A invenção rendeu o 1º lugar em Física na Expotec 2015 (Exposição da Produção em Ciência e Tecnologia), realizada em outubro. O projeto começou a ser desenvolvido há quase um ano.

“Utilizamos uma lente para formar a imagem em 3D, sem precisar de óculos especial. Na aula, o professor pode projetar uma figura geométrica, partes do corpo humano ou a topografia de um lugar e mostrar todos os ângulos para os alunos. Vai melhorar a interação e ajudar a assimilar o conteúdo”, explicou Daniel.

Antes de construir o Display 3D Interativo, eles fizeram uma longa pesquisa em áreas como Pedagogia e Didática, além da Física.

Depois, levaram o estudo a duas escolas para saber em quais disciplinas o dispositivo seria melhor aplicado. Matemática, Biologia e Geografia foram as apontadas por serem mais expositivas.

“Queremos continuar desenvolvendo nosso projeto, aumentar o tamanho, criar um botão para zoom e melhorar a definição da imagem. Pretendemos levar para a universidade e abrir uma empresa”, disse Matheus.

Para o coordenador de Eletrônica e orientador do projeto, Altair dos Santos, o laboratório da unidade ajuda a descobrir talentos.

“No espaço, os alunos conhecem o próprio potencial para criar”, afirmou o professor.

Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir