Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 22 de janeiro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Qualimóvel já beneficiou mais de 10 mil idosos no estado
em 11/12/2015 09:47:23 (608 leituras)




Mais de 10 mil idosos já foram beneficiados pelo atendimento do Qualimóvel, ônibus itinerante equipado para realizar consultas dentárias, oftalmológicas, geriátricas e de clínica médica. Lançado em 2013, o serviço iniciou nova etapa em agosto deste ano e tem levado saúde à terceira idade na Região Metropolitana e no interior do estado.

Submetida a um exame de biomicroscopia para a avaliação de uma catarata, Selma Calheiros, de 58 anos, buscou o atendimento. Nos casos em que há indicação de uso de óculos de grau, o serviço  fornece o acessório gratuitamente. Mais de 5 mil óculos já foram entregues à população.

“Para quem não pode comprar óculos e não têm condições de se tratar com profissionais de qualidade, o projeto é muito bom”, disse a moradora do bairro Brasilândia, em São Gonçalo.

A aposentada Gildete Coelho, de 61 anos, fez tratamento dentário no projeto.

“Foi a melhor coisa que aconteceu para os moradores do Estado do Rio. Nem todos têm condições de pagar por um tratamento dentário”, explicou Gildete.

Já Zanilda Guimarães, de 72 anos, vai divulgar o projeto para os colegas.

“Esse apoio aos idosos é importante. Ajuda a gente a se cuidar e a melhorar nossa qualidade de vida”, afirmou a pensionista.

O Qualimóvel já atendeu a idosos das cidades de Saquarema, Iguaba e Cabo Frio. No mês passado, o serviço esteve no bairro Porto Velho, em São Gonçalo, e no Recreio dos Bandeirantes.

“Temos possibilitado o diagnóstico precoce de problemas na fase inicial como a catarata e o glaucoma, por exemplo. São doenças que se não forem tratadas previamente podem levar à cegueira. Este número de mais de 10 mil atendimentos mostra que estamos em um bom caminho e mais perto do cidadão”,  afirmou o secretário José Luiz Nanci.

O Qualimóvel é composto por um ônibus acoplado a um trailer, onde foram estruturados um consultório dentário e outro oftalmológico, além de também abrigar infraestrutura de clínica médica e geriátrica.

Os atendimentos odontológicos englobam limpeza, remoção de tártaro e restauração dentária. Nas clínicas médica e geriátrica são feitas aferições de pressão arterial e medição de glicemia capilar. As consultas oftalmológicas incluem a realização de exames de tonometria, fundoscopia e mapeamento de retina.

Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir