Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 27 de janeiro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Composição chinesa faz viagem inaugural em ritmo de samba
em 08/12/2015 09:12:04 (597 leituras)



A viagem inaugural do 90º trem chinês dos 100 adquiridos na China pelo Governo do Rio foi realizada no sábado (5/12). A composição, batizada de Trem do Samba, partiu de Madureira em direção à Central do Brasil, em uma viagem de 20 minutos, animada pela bateria da Portela e dos grupos Superar, composto por cadeirantes e portadores de necessidades especiais, e Sambistas com Cristo.

O veículo partiu também em direção a Oswaldo Cruz e Madureira, abrindo a 20ª edição do Trem do Samba, uma das mais tradicionais manifestações culturais do Rio.

“O samba e os trens são expressões da cultura popular do Rio de Janeiro. É muito bom vê-los em um dia festivo como hoje andando pelos mesmos trilhos e fazendo a alegria da nossa população. A cada trem novo que entregamos damos mais um passo para melhorar a qualidade do sistema ferroviário fluminense – afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.


O 90° trem chinês tem capacidade para transportar 1.800 passageiros e vai acrescentar 12 mil lugares à oferta diária do sistema ferroviário, garantindo aos usuários mais conforto na viagem, por ser equipado com ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.


Evento chega a 20ª edição


Idealizado por Marquinhos de Oswaldo Cruz, o festival segue a tradição, iniciada no século passado e recuperada por Paulo da Portela, em que o trem é palco de manifestação musical/cultural e o público refaz o trajeto entre as estações Central do Brasil e Oswaldo Cruz da mesma forma que os sambistas faziam naquela época.


O secretário de Transportes, o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e o cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Song Yang, acompanharam a viagem.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir