Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 18 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Instalação dos trilhos é concluída entre Barra da Tijuca e Alto Leblon
em 04/12/2015 09:15:38 (1178 leituras)



A instalação de trilhos nos túneis da Linha 4 do Metrô construídos em rocha, entre Barra da Tijuca e a região do Alto Leblon, está finalizada. As vias permanentes, por onde os trens vão passar nos dois sentidos, já têm passarelas de emergência, sinalização, iluminação e câmeras de segurança instaladas.

Nas estações, depois de São Conrado e Jardim Oceânico, foi a vez da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, receber os trilhos nas áreas das plataformas de embarque e desembarque. O serviço foi finalizado na última segunda-feira (30/11).

Os trilhos também estão sendo instalados na rampa da Ponte Estaiada, que vai ligar os túneis escavados no Morro do Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Dos 32 quilômetros de trilhos necessários em todo o trecho da Linha 4, há mais de 20 quilômetros instalados nas vias permanentes e estações, nos dois sentidos.

“A conclusão da instalação de trilhos no trecho entre a Barra da Tijuca e o Leblon é um marco importante do avanço das obras da Linha 4 do Metrô, assim como a conclusão da instalação de trilhos nas estações Jardim Oceânico, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. Agora, em conjunto com o avanço das intervenções de engenharia, inicia-se a etapa de instalação dos sistemas operacionais do metrô, para que possamos cumprir o cronograma”, disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio. 

Antero de Quental em fase final

Na estação Antero de Quental, as obras estão em fase de acabamento. O piso de granito no andar de acesso dos usuários foi todo colocado e as paredes, bilheterias, salas técnicas e enfermaria já contam com pastilhas decorativas. As plataformas de embarque e desembarque estão construídas e serão finalizadas após a saída do ‘Tatuzão’. Os dois acessos de passageiros receberam cobertura e o acesso pela Rua General Urquiza já conta até com escada rolante.

A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do Estado e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro, seus habitantes e visitantes ganharão com os Jogos Olímpicos. Com a Linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir