Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 27 de janeiro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Tatuzão iniciará escavação do último trecho da Linha 4
em 04/12/2015 09:10:11 (1004 leituras)



O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, vistoriaram, ontem, as obras da Estação Antero de Quental, no Leblon. Eles verificaram o andamento dos trabalhos no local e o funcionamento do equipamento alemão Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, utilizado na construção do túnel da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) na Zona Sul carioca. Durante a visita, o governador anunciou que o ‘Tatuzão’ iniciará a escavação do último trecho de túneis da Linha 4 do Metrô em 15 dias.

“Estamos chegando na última etapa das escavações da Linha 4. Esse é um momento para reafirmarmos o nosso compromisso com a execução dessa obra no prazo e agradecermos o empenho dos 9,7 mil trabalhadores que estão transformando esse sonho em realidade”, disse Pezão.

A escavação será feita entre a Antero de Quental e o Alto Leblon em duas etapas. A primeira, de 400 metros, compreenderá o trecho entre a Praça Antero de Quental e a Avenida Visconde de Albuquerque, onde foi construído um poço para acesso ao ‘Tatuzão’. Nesse local, a parte frontal do equipamento, que faz a perfuração, será substituída para permitir que ele possa realizar a escavação em rocha. O segundo trecho, de 300 metros, se inicia no ponto da Av. Visconde de Albuquerque até o Alto Leblon, na altura da Rua Igarapava, onde haverá a conexão do túnel da Barra com o que está sendo escavado pelo ‘Tatuzão’. 

“Manteremos a atenção redobrada até a abertura da Linha 4, em 1° de julho de 2016”, afirmou Osorio.

Até agora, o ‘Tatuzão’ perfurou 2,5 quilômetros de túneis desde sua partida, do subsolo ao lado da Estação General Osório, extensão que já recebe trilhos. O equipamento, nesse momento, passa por manutenção programada enquanto é arrastado pela Estação Antero de Quental, para reiniciar seus trabalhos de perfuração.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir