Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 9 de abril de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Imprensa Oficial : Imprensa Oficial do Estado do Rio inova no combate à falsificação de cópias do D.O.
em 25/02/2011 11:30:00 (2344 leituras)


Imprensa OficialA Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (I.O.) utiliza um método de segurança avançado para evitar a adulteração de cópias do Diário Oficial (D.O.) A reprodução das páginas, que valem como documentos, é realizada em papéis especiais que tornam impossível a falsificação. O uso deste tipo de tecnologia, de origem japonesa, foi pioneiro entre órgãos públicos do país.

Entre as imprensas oficiais brasileiras, a do Rio de Janeiro foi a primeira a se proteger contra a ação de golpistas. O papel é personalizado em toda sua extensão, além da utilização da marca d’água. Reproduções indevidas, feitas através de fotocopiadoras, fax ou scanner, exibem a mensagem “Cópia não reconhecida” impressa. Antes da medida, a cópia do D.O. do Rio, a exemplo do que acontece em outros Estados, recebia apenas um carimbo para autenticação.

O papel anticópias dispõe de tecnologia de impressão antifalsificação, que garante a originalidade de documentos. No Japão, este tipo de material é utilizado na maioria dos órgãos públicos, onde são emitidos certidões, certificados, laudos, documentos jurídicos ou documentos de Pessoas Físicas.


 

Imprimir