Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Atendimento para dependentes químicos é ampliado
em 29/05/2015 09:42:08 (802 leituras)



O Rio de Janeiro vai ganhar a primeira Unidade Modelo de Acolhimento (UMA) ainda no primeiro semestre deste ano e ampliar a rede estadual de acolhimento de usuários de álcool e drogas, atualmente com 514 vagas. Com sede na antiga Fazenda Santa Mônica, em Valença, a unidade terá 100 vagas para homens e mulheres maiores de 18 anos e será um polo de capacitação para profissionais de Saúde.

Com atendimento integral, a UMA será um centro de qualificação de profissionais e estudantes. O objetivo é desenvolver metodologias e aprimorar práticas de acolhimento e atendimento para uniformizar as condutas terapêuticas que serão adotadas por todas as instituições que atuam em parceria com o Estado.

“Na unidade, será difundida a política pública estadual sobre drogas”, disse o secretário de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira.

Para contribuir com o acompanhamento dos dependentes, a Fazenda Santa Mônica conta com uma infraestrutura com campo de futebol, quadra poliesportiva, fontes naturais e uma grande extensão de área verde com pomar e horta.

A Central de Regulação de Vagas faz a gestão das 514 vagas destinadas a adultos. A rede é formada por quatro Centros de Acolhimento Regionalizado administrados pelo Estado e outras dez comunidades terapêuticas contratadas. Desde 2013, foram realizados mais de 5 mil atendimentos para pessoas de 72 municípios. Em junho, a pasta assume a gestão dos contratos com as instituições que atuam na prevenção e cuidado de crianças e adolescentes usuários de drogas.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir