Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 27 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Hemorio organiza campanha de doação de sangue voltada para mulheres
em 28/05/2015 09:27:14 (754 leituras)



Termina hoje a 12ª edição da campanha Mulher + Solidária, realizada pelo Hemorio para convocar a população feminina do Estado do Rio a doar sangue. Nestes três dias de campanha, o Hemorio realizou palestras e workshops para as doadoras que compareceram à unidade, no Centro da cidade. A ação busca alertar o público feminino para a doação voluntária de sangue, já que o número de mulheres que doam frequentemente é muito baixo em relação aos homens.

“Mais da metade da população do Estado do Rio é do sexo feminino e, no entanto, entre os doadores, elas representam apenas 35%. Nos últimos anos, esse índice mostrou aumento, mas ainda assim, é preciso melhorar”, explicou a chefe do serviço de hemoterapia, Esther Lopes.

A professora de Língua Portuguesa Renata Millan compareceu à unidade no primeiro dia da campanha e trouxe seis alunas.

“Sempre quis doar sangue. Há um mês, minha sobrinha, recém-nascida, precisou de transfusão e isso me fez ver a importância da doação.  Comentei o fato em sala de aula e, essa semana, um grupo de alunas se mobilizou”, disse a professora.

O Hemorio é o hemocentro coordenador que distribui sangue e derivados para aproximadamente 200 hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.

Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e / ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site www.hemorio.rj.gov.br. Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.

Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8. A entidade funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7h às 18 h.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir