Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Escolas incentivam a participação em olimpíadas científicas
em 28/05/2015 09:25:31 (672 leituras)



Com foco no ensino integrado, na aplicabilidade do conhecimento e em atividades como exercícios e simulados, as escolas estaduais têm obtido melhores resultados nas olimpíadas científicas nacionais. As ações realizadas vêm motivando alunos das unidades de ensino a se empenharem cada vez mais nos estudos, sobretudo no caso das disciplinas da área de Exatas.

Para a coordenadora de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, Christiane Jansen, de 41 anos, o mérito principal da escola está no fato do conhecimento ser entendido não só na teoria, mas também na prática, deixando de ser apenas mais uma fórmula ou equação em sala de aula. Localizada na Zona Oeste, a unidade também investe na correção de questões de olimpíadas passadas e esclarece dúvidas dos alunos nas redes sociais.

“Trabalhamos de forma integrada, já que a nossa escola oferece Ensino Médio Técnico em Administração. Mostramos sempre para os estudantes que determinado conceito é necessário para a existência de uma outra área. A formação que queremos é para a vida.  O desenvolvimento do raciocínio lógico e o entendimento da geometria são desenvolvidos de diversas formas como, por exemplo, com o Tangram, espécie de quebra-cabeça chinês. Também temos tirado dúvidas dos alunos nas redes sociais, quando há necessidade. Acredito que os resultados estão relacionados ao esforço do jovem, ao trabalho da equipe docente, da direção e dos envolvidos”, explicou a coordenadora.

Aluno da 2ª série do Ensino Médio, Gustavo dos Santos Cunha, de 15 anos, melhorou seu desempenho na última Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas. O jovem recebeu Menção Honrosa na competição no ranking de escolas estaduais do Rio. Para ele, o resultado no exame se deve ao fato de conseguir ver “sentido” na disciplina. 

“Sempre gostei de Matemática, mas o modo como é ensinado no colégio me motivou ainda mais. Aqui os professores tentam não só mostrar o conceito, mas apresentar como ele se aplica, focando também nas possibilidades do mercado de trabalho”, disse o adolescente.  


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir