Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Lapa Presente acolhe mais de 15 mil moradores de rua
em 27/05/2015 09:37:38 (710 leituras)



Em um ano e cinco meses de operação, mais de 15 mil moradores de rua foram acolhidos pela Operação Lapa Presente (OLS). Lançada pela Secretaria de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a OLS começou suas atividades no dia 1º de janeiro de 2014.

Segundo o coordenador da OLS, capitão Laureano de Oliveira, os agentes são treinados para realizar abordagens de forma cordial, que respeitem os direitos do cidadão, e devem portar a identificação.

“A determinação é que os nossos agentes tratem as pessoas com cordialidade. Inclusive, cada abordagem que realizamos na Lapa é filmada”, disse o capitão Laureano de Oliveira.

Patrulhamento no Rio Antigo

A OLS, que conta com um efetivo de 73 policiais militares patrulhando a região da Lapa em regime de escala, incorpora ainda outros órgãos dos governos estadual e municipal que, de forma coordenada, promovem o ordenamento urbano: Secretaria de Governo, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Assistência Social, de Conservação e de Transportes, além da Comlurb.

Além disso, 2.156 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.045 detidas por posse para consumo e 111 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 39 pessoas por porte de arma branca, 19 por portar arma de fogo, 223 por roubo e furto e 652 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 7,5 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir