Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 27 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Projeto de pesquisa vai expandir fruticultura na Serra
em 27/05/2015 09:32:40 (705 leituras)



Aumentar o abastecimento de frutas no mercado consumidor, ampliar resultados de pesquisas sobre fruteiras para a Região Serrana, reduzir a utilização de agrotóxicos, além de elevar a renda dos agricultores familiares são objetivos de um novo projeto de pesquisa da Pesagro-Rio, desenvolvido em parceria com a Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro) e a Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), com apoio dos programas Frutificar e Rio Rural, ambos da Secretaria de Agricultura.

Coordenada por pesquisadores da Pesagro-Rio, a ação é um desdobramento de projeto semelhante, encerrado em 2011, quando cinco experimentos foram integrados ao Núcleo de Pesquisa Participativa do Rio Rural. A perspectiva do atual projeto é introduzir cerca de 20 novas espécies de fruteiras em oito municípios da Serra Fluminense e em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana.

Levantamento do Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável da Pesagro-Rio aponta que o Rio de Janeiro importa, anualmente, mais de R$ 1 bilhão em frutas de outros estados, inclusive do exterior. Para incrementar essa cadeia produtiva, serão adquiridas quase 10 mil mudas de 260 variedades, beneficiando 93 produtores até o fim de 2016.

“A Região Serrana tem condições favoráveis para esse tipo de cultivo, tanto no que se refere ao clima, solo, topografia e mananciais hídricos”, afirmou Alcílio Vieira, um dos coordenadores do projeto.

Paralelamente, também haverá incentivo ao cultivo de frutas orgânicas e de base agroecológica.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir