Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 27 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Pavão-Pavãozinho e Cantagalo ganham trilha para incentivar o ecoturismo
em 26/05/2015 09:28:03 (656 leituras)


Com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e praias de Ipanema e Copacabana, a Ecotrilha do alto dos Morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho foi aberta à visitação. Todo o percurso foi revitalizado por meio do PAC Social e, a partir de agora, servirá ao ecoturismo praticado com guias locais.


A trilha começa no Cantagalo e segue até o Pavão-Pavãozinho, na divisa dos bairros de Ipanema e Copacabana. Quem se aventurar pelo local subirá até uma altitude de 200 metros que, em dias de sol, permite visualizar as Ilhas Cagarras e até mesmo Niterói.


“Este era um espaço subutilizado, com várias trilhas que mais pareciam um queijo suíço”, disse o consultor em ecotrilhas, Lúcio Palma, que foi o responsável por uma oficina de manutenção do espaço, oferecida aos moradores.


De acordo com Lúcio, a revitalização deixou a ecotrilha mais eficiente e sustentável, pois aspectos como drenagem e a parte paisagística foram pensados criteriosamente. Partes das trilhas antigas foram fechadas e as novas oferecem mais conforto e dinamismo aos passeios ecológicos.


A visitação inaugural foi de um grupo de 25 estudantes do Solar Meninos de Luz, que atende as comunidades. Os jovens plantaram diversas mudas durante a caminhada.


Além do conhecimento em manutenção da trilha, os moradores também tiveram oficinas de guiamento e de sinalização das placas.


“O alto dos morros ficou um longo tempo inacessível aos moradores e as pessoas tinham medo de subir. Agora, ele será um atrativo turístico  para as comunidades”, afirmou a coordenadora do PAC Social, Ruth Jurberg.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir