Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Estado oferece aulas gratuitas de esgrima
em 19/05/2015 09:16:30 (803 leituras)



A prática da esgrima faz parte dos esportes diferenciados que o Esporte RJ, projeto da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, oferece a cerca de 60 alunos no Club Municipal, na Tijuca, Zona Norte do Rio.

De acordo com Helios Lourenço, de 40 anos, professor e ex-atleta da modalidade, a esgrima ficou mais acessível após ser considerada uma atividade de elite.

“Somos o único estado que oferece gratuitamente a esgrima. Isso facilitou muito o acesso das pessoas que já gostavam do esporte, mas não tinham condições de praticá-lo. Além disso, como atividade física, a esgrima é ótima, tanto para o corpo, quanto para mente, pois trabalha o emocional, além da postura e da coordenação motora”, afirmou Helios.

A faixa etária dos alunos é ampla, de cinco a 60 anos. Alguns já participaram de competições cariocas e estaduais e tiveram bons resultados, como o campeonato infantil (até 13 anos), realizado em novembro do ano passado. Foram duas medalhas, uma de prata e uma de bronze.

São três professores e dois voluntários que ensinam os três tipos de armas: sabre, espada e florete. Um dos alunos é Mateus Neves, de 8 anos, que começou a praticar a esgrima em janeiro.

“Já aprendi muita coisa, como a passada e qual é a hora certa para me defender. Quero, um dia, me classificar para as Olimpíadas”, disse Mateus.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir