Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Mais quatro trens da Linha 4 do Metrô desembarcam no Rio
em 18/05/2015 09:31:51 (770 leituras)



Mais quatro novos trens da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) desembarcaram, no sábado (16/5), no Porto do Rio de Janeiro.  Dos 15 veículos adquiridos para a nova linha, nove já estão na cidade. Até o fim deste ano, outras seis composições chegarão ao Rio.

Cada trem tem seis carros, com capacidade para transportar 1,8 mil pessoas. Os vagões são equipados com arcondicionado, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno, além de passagem interna entre as composições. O projeto é o mesmo dos modelos que já operam no MetrôRio desde 2012. Antes de começarem a circular no novo trecho, os trens serão testados por 90 dias nas linhas 1 e 2.

A Linha 4 será inaugurada em junho de 2016. Com isso, a frota no metrô do Rio será ampliada em 30%, saltando de 49 veículos para 64.

Fabricados na China, os trens têm peças de vários países. A carroceria e o truque, onde se localizam as rodas e o motor, são da chinesa Changchun Railway Vehicles. O sistema de ar é da australiana Sigma. A Mitsubishi Eletric, do Japão, é responsável pelo motor de tração. O sistema de portas foi desenvolvido pela austríaca IFE e toda a parte de frenagem ficou a cargo da alemã Knorr-Bremse.

Maior legado em transporte

A Linha 4 do Metrô, uma obra do Governo do Estado, é o maior legado em transporte que a população do Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade pagando uma única tarifa, deslocando-se, por exemplo, da Barra da Tijuca à Pavuna. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em 34 minutos.

Após passar por uma fase de testes, a Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, quando estarão funcionando as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. A estação Gávea teve o projeto alterado para ampliar a possibilidade de futuras expansões da malha metroviária do Rio e será inaugurada em dezembro de 2016.

O investimento na Linha 4 do Metrô é de R$ 8,79 bilhões, sendo R$ 7,63 bilhões de recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o restante da Concessionária Rio Barra, responsável pela implantação da nova linha metroviária, que emprega cerca de 9 mil colaboradores.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir