Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Estado ganhará novas unidades dos Bombeiros
em 15/05/2015 09:21:39 (680 leituras)



O Estado do Rio de Janeiro ganhará sete novas unidades do Corpo de Bombeiros ainda este ano. As cidades de Seropédica e Mesquita, na Baixada Fluminense, Bom Jesus do Itabapoana e Natividade, no Noroeste, e Itatiaia e Mendes, no Centro-Sul, serão contempladas. Já Petrópolis, na Região Serrana, receberá a nova Academia de Bombeiro Militar.

Segundo o novo secretário de Defesa Civil e comandante- geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, o plano estratégico prevê a implantação de um total de 20 quartéis até 2018. Além disso, o Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros, em Deodoro, será transformado em Escola de Formação de Sargentos e policlínica.

“Nenhuma outra corporação de Bombeiros do Brasil tem um leque de atuação tão variado quanto o Rio de Janeiro. Por isso, acho importante a troca de comandantes entre as unidades e diretorias a cada dois anos para levar boas práticas aos demais setores. É importante que o oficial passe por várias áreas para chegar ao Comando com a vivência de todos os setores, sejam operacionais ou administrativos”, afirmou o comandante.

Na área de Defesa Civil, o coronel Alcântara manterá a aproximação com as defesas civis municipais, com ênfase no trabalho de prevenção a desastres feito junto à população ao longo do ano. Por isso, constantemente, são feitos exercícios simulados de escape para casos de incêndio, treinamentos de desocupação de áreas de risco geológico e prevenção a acidentes de trânsito.

Lançado em 2012 e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Mapa de Ameaças Naturais, que aponta 460 ameaças naturais mais prevalentes nos 92 municípios, é a base para as ações contínuas de monitoramento. A partir desse estudo, o Sistema de Alerta e Alarme por sirenes foi implantado em 115 comunidades no estado.

Outros 45 conjuntos de sirenes e 15 pluviômetros estão sendo instalados em três municípios. Em 11 cidades, líderes e agentes comunitários recebem alertas de emergências por SMS a tempo de orientar outros moradores. Outro dado importante é a implantação de 42 Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) em Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim, na Serra.

“Hoje fazemos um trabalho preventivo com as comunidades e já capacitamos cerca de mil lideranças e agentes comunitários para agir em caso de riscos de desastres naturais”, explicou o coronel Alcântara, ressaltando o trabalho feito nas escolas no Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, em 29 de outubro.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir