Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 22 de janeiro de 2021
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Educação lança programa para incentivar o ensino de Matemática
em 07/05/2015 09:28:50 (670 leituras)



O Estado do Rio alcançou, nos últimos anos, importantes resultados nas principais avaliações nacionais, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O fortalecimento da Educação no estado foi conquistado por meio de um conjunto de ações como o Currículo Mínimo e a formação continuada para professores.

Para que os estudantes da rede aprimorem o desempenho escolar, com um percurso formativo que contemple as competências do século 21, a Secretaria de Educação, dentre outras ações articuladas, propôs para este ano o projeto Matemática 360°.

O objetivo da proposta é estimular o desenvolvimento de atividades que promovam o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem da disciplina, tendo como foco o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao raciocínio lógico e à resolução de problemas para a formação plena do aluno enquanto cidadão.

Para a subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco, é necessário que haja um trabalho mais sensível em relação à área de conhecimento, que ultrapasse o ensino do conteúdo disciplinar.

“Apesar da grande evolução nos últimos quatro anos, ainda há um grande desafio em relação à área de exatas. Precisamos desmistificar em nossos jovens o temor pela área, principalmente, a Matemática. Nesse contexto, o projeto Matemática 360° é fundamental para que os estudantes, além de ter contato com a disciplina de maneira lúdica e inovadora, possam aprimorar as habilidades relacionadas ao Raciocínio Lógico e à Resolução de Problemas”,  disse a subsecretária.

O Estado enviou para as unidades escolares da rede um conjunto de ações, contendo atividades que deverão ser desenvolvidas. As escolas são orientadas a selecionar, no mínimo, duas propostas (uma por semestre), – que deverão constar no Plano de Ação – e executá-las de forma contínua, ao longo do ano letivo. Além disso, a secretaria realizará oficinas com os professores, com o objetivo de incentivar a participação em Olimpíadas, concursos e projetos relacionados à Matemática.

A primeira dinâmica relacionada às atividades está prevista para o dia 22 de agosto (sábado letivo). Já a culminância do projeto ocorrerá em 14 de novembro, Dia da Matemática na rede estadual de ensino.

A secretaria tem investido na produção de alternativas que auxiliem professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Entre as principais medidas está o projeto Sesi de Matemática, em parceria com o Sistema Firjan. A metodologia de estímulo utiliza games e outros recursos tecnológicos para motivar alunos e docentes. Atualmente, 164 unidades da rede são contempladas. A previsão é de que, ainda este ano, novas escolas sejam incluídas.

Este ano, o governo inaugurou o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil- China – primeira escola pública do país com foco em Ciências Exatas e proficiência em Mandarim e Inglês. A unidade, fruto de parceria entre a secretaria e a Universidade Normal de Hebei, na China, funciona na Casa da Princesa, em Niterói.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir