Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 20 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Modelo de Educação Integral é ampliado na rede estadual
em 06/05/2015 09:27:36 (770 leituras)


O desenvolvimento de competências que ajudam a preparar o aluno para o mercado de trabalho e para a vida vem sendo trabalhado no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, na Zona Norte do Rio, por meio de um modelo de Educação Integral. Os resultados favoráveis apresentados pelos estudantes da unidade – já no primeiro ano de atividade, em 2013, eles obtiveram um rendimento 50% superior à média da rede estadual no Saerjinho (Sistema de Avaliação Bimestral) – fizeram com que a Secretaria de Educação replicasse a iniciativa para outras escolas da rede. Atualmente, 13 unidades adotam esta proposta diferenciada, que já contempla cerca de 2,9 mil alunos.


Novo conceito para a Educação

 

O modelo consiste em um novo conceito para a Educação Básica, especificamente para o Ensino Médio, que prioriza a Educação Integral, unindo a formação geral com a aquisição de competências e habilidades diferenciais. No Chico Anysio, por exemplo, é oferecido o Ensino Médio Experimental com formação geral não profissionalizante. O currículo desta modalidade é estruturado em quatro dimensões: trabalho, convívio, aprendizagem ao longo da vida e formação para a autonomia.

 

“Estamos reproduzindo esse modelo dentro da realidade e das possibilidades de cada escola. Verificamos que, muitas vezes, o aluno não tem vontade de prosseguir nos estudos e chega ao mercado de trabalho despreparado. Para incentivar os estudantes, temos que trabalhar as habilidades socioemocionais exigidas pelo mundo contemporâneo em sala de aula”,  explicou a diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Maria Aparecida Jacomelli.

 

Nova organização na sala de aula

Nessas escolas, os alunos são organizados em times, sob orientação do professor e contando com a ajuda dos colegas, que atuam de forma colaborativa, a fim de desenvolver habilidades como protagonismo, criatividade, senso crítico, entre outras competências.

 

“Essa é uma das maneiras de preparar o aluno para a vida”,  disse Maria Aparecida.

 

As 13 unidades que seguem o modelo baseado na proposta do Chico Anysio são: Colégio Edmundo Peralta Bernardes; Ciep 291 Dom Martinho Schlude; Ciep 168 Hilda Silveira Rodrigues; Colégio Santos Dias e Ciep 312 Raul Ryff; Colégio Guilherme Briggs; Colégio Leopoldo Fróes; Colégio Dorval Ferreira da Cunha; Colégio Almirante Barão de Teffé; Ciep 479 Dr. Mario Simão Assaf; Colégio Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon; Colégio Chequer Jorge; e Colégio Alfredo Neves.

 

Leia a matéria no Diário Oficial

 
Imprimir