Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Palácio Guanabara sedia abertura do décimo Rio Harp Festival
em 04/05/2015 09:32:20 (681 leituras)



O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, foi palco, na sexta-feira (1/5), do concerto de abertura da décima edição do Rio Harp Festival. A convite do governador Luiz Fernando Pezão, a apresentação foi realizada no jardim do prédio histórico que abriga a sede do governo estadual.


A harpista espanhola Maria Rosa Calvo Y Manzano foi a atração do espetáculo de estreia, com um repertório dedicado à sua terra natal e contando com a participação especial da Banda de Gaitas de Foles. Cerca de 500 pessoas assistiram ao recital de música clássica. 


Considerado o maior evento de harpas do mundo, o Rio Harp Festival acontece até 30 de junho oferecendo 150 concertos gratuitos no Rio, em Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Sergipe e São Paulo. A novidade, esse ano, é a incorporação da Espanha e de Portugal no roteiro. A estreia internacional ocorreu na Casa do Brasil, em Madri, na terça-feira (28/4). No total, 40 músicos de 25 países estão confirmados na programação do evento, que trará performances de diversos gêneros musicais, como clássicos, jazz, músicas étnicas e folclóricas e ritmos brasileiros.


Na capital fluminense, os concertos ocorrerão em pontos turísticos como Corcovado, Ilha Fiscal, Forte de Copacabana, na, além de igrejas, sinagogas, clubes e centros culturais. O projeto também contará com a participação das orquestras de Petrópolis e de comunidades pacificadas como Maré, Complexo do Alemão, Pavão-Pavãozinho e Rocinha.


– É um evento que gera oportunidades de acesso cultural, difundindo a música clássica e valorizando a harpa, o instrumento mais antigo do mundo. Ao mesmo tempo, vai permitir que orquestras de comunidades pacificadas se apresentem ao lado de solistas internacionais, proporcionando intercâmbio cultural e de experiências – disse o criador do Rio Harp Festival, Sérgio da Costa e Silva.


Leia a notícia no Diário Oficial

Imprimir