Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Sistema inteligente vai monitorar ônibus intermunicipais
em 30/04/2015 09:25:54 (1116 leituras)


O Governo do Estado lançou, ontem, o Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) para aprimorar a fiscalização dos ônibus intermunicipais. A ferramenta – da Secretaria de Transportes e do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro) – reúne e organiza informações como as rotas realizadas, os números de veículos por linha, a velocidade dos coletivos e os desvios de trajeto. Seis linhas de ônibus já estão sendo monitoradas pela equipe que foi treinada para utilizar a tecnologia. 


No total, 260 coletivos intermunicipais que atendem aos municípios da Baixada Fluminense, Niterói e Zona Oeste já estão sendo fiscalizados. Em julho, outras 70 linhas serão incluídas no sistema. A previsão é de que a Secretaria de Transportes insira, até o fim de 2015, todos os intermunicipais do estado no SIM.

“Esta é uma nova maneira de tratar e gerenciar o sistema de transporte de passageiros. Com o centro de informações do Detro, temos o tratamento das informações que aponta as irregularidades e que dá indicadores de qualidade para a fiscalização. Hoje o sistema monitora 260 coletivos. Em dois meses, passaremos a fiscalizar 2,3 mil veículos, e, até o fim do ano, estaremos incluindo toda a frota no estado, totalizando 13 mil coletivos”, afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

 

Viagens em tempo real

 

O SIM monitora por meio de GPS, em tempo real, as viagens de ônibus entre os municípios. As imagens são controladas no Centro Integrado do Detro, no centro do Rio. O grande banco de dados também realiza o cruzamento das informações produzindo diariamente relatórios sobre os indicativos de qualidade. Caso alguma irregularidade seja registrada, agentes são deslocados para as áreas críticas.  

“Com o sistema, podemos adotar medidas para desenvolvermos cada vez mais o nosso trabalho, com qualidade”, disse o presidente do Detro, Carlos Pereira e Souza.

 

Leia a matéria no Diário Oficial
Imprimir