Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Nova campanha incentiva a doação de órgãos
em 27/04/2015 09:39:19 (611 leituras)


Um abraço simbólico no Cristo Redentor marcou o início da nova campanha de doação de órgãos no Estado do Rio. O Programa Estadual de Transplantes (PET) lançou, no sábado (25/4), a ação Doe+Vida, que incentiva a população a buscar informações e esclarecer dúvidas sobre o tema. A Doe+Vida ainda ganhou um site – www.doemaisvida.com.br – onde os cidadãos podem se cadastrar para se declararem doadores, além de imprimir o cartão virtual da campanha. O monumento do Cristo foi iluminado pela cor verde, que simboliza a doação de órgãos no mundo.  


Para chamar a atenção do público, o evento contou com a participação do grupo Bando de Palhaços, que fez paródias de marchinhas. Também foram distribuídos folhetos explicativos sobre a campanha.

Em cinco anos, o PET colocou o Rio em segundo lugar no ranking nacional de transplantes. Foram mais de 5,2 mil vidas salvas. O número de doações também vem registrando aumento: em 2015, até o dia 21 de abril, foram realizadas 100 doações, número 20% maior do que o total de 2010, quando o programa foi criado e foram feitas 80 doações no ano.

“A meta é ampliar ainda mais a atuação do PET” disse o secretário de Saúde, Felipe Peixoto.

A primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidario, Maria Lúcia Horta Jardim, destacou a importância de sensibilizar as pessoas sobre o tema.

“Por meio dessa ação, buscamos salvar vidas” afirmou Maria Lúcia.

Atualmente, quase 50% das doações que poderiam acontecer no Rio não se concretizam pela não autorização das famílias.  Hoje, cerca de duas mil pessoas estão à espera de um transplante no Estado do Rio. 

“O cadastro na internet para se declarar doador é mais uma forma de estimular o diálogo” explicou o coordenador do PET, Rodrigo Sarlo.

 

Leia a matéria no Diário Oficial
Imprimir