Logotipo IOERJPágina Principal
quarta, 30 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Sistema agroflorestal preserva espécies nativas
em 20/04/2015 09:20:31 (729 leituras)


O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, incentiva a adoção do sistema agroflorestal, um tipo de produção agrícola integrada com o plantio e a preservação de espécies florestais nativas. Esta prática de conservação ambiental, desde 2008, já investiu R$ 379 mil na implantação de 216 sistemas agroflorestais no estado. 


A divulgação de casos de sucesso é um fator de motivação para que mais produtores adotem o método.

Um desses exemplos é o agricultor João Bezerra, de 65 anos, de Engenheiro Paulo de Frontin, no Sul Fluminense, que faz questão de preservar a mata e cuidar do solo com adubo natural, de preferência usando os recursos existentes na propriedade. 

O produtor montou um pequeno minhocário, onde faz o húmus de minhoca, rico em matéria orgânica, usada para adubar as mudas que ele mesmo cultiva.

“Planto porque gosto e quero cada vez mais tipos de árvores aqui” disse João.  

Hoje, o agricultor gera mais renda com o projeto do que com sua própria aposentadoria. Ele comercializa seus produtos em feiras e para compradores locais. 

“Como existe uma variedade muito grande de produtos, há sempre o que comer, colher e vender” explicou o extensionista rural da Emater-

Rio, José Nestor de Souza.

 

Leia a matéria no Diário Oficial
Imprimir