Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Estado investe na reforma e construção de espaços culturais
em 20/04/2015 09:16:56 (681 leituras)


Mais de 30 espaços culturais, entre bibliotecas, teatros e cinemas, foram reformados ou construídos nos últimos anos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e executados pela Empresa de Obras Públicas (Emop), vinculada à Secretaria de Obras, com investimentos de mais de R$ 200 milhões. Uma das mais emblemáticas intervenções é a construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, que tem previsão de entrega para o ano que vem.


O museu alcançou índice de reciclagem e reaproveitamento de 99,81% dos materiais e adotou uma série de medidas para economia de água e energia. Agora, busca conquistar a Certificação Internacional LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental), na categoria Ouro, concedida para obras de engenharia e arquitetura que atendam a critérios de racionalização de recursos.

O novo prédio do museu conta com 9,8 mil metros quadrados, divididos em oito pavimentos, que celebrarão a cultura e o Rio de Janeiro. O acervo contará a história da música e a evolução urbana da cidade, homenageará Carmem Miranda e a televisão brasileira. No subsolo haverá um espaço multiuso e o terraço receberá sessões de cinema ao ar livre. Os visitantes poderão acessar o acervo com 300 mil documentos.

Outro importante espaço cultural fluminense, o Teatro Villa-Lobos, em Copacabana, está sendo revitalizado. Orçadas em R$ 22,7 milhões, as intervenções incluem reforma do layout e ampliação da sala de espetáculos principal. O espaço receberá nova caixa cênica, mais camarins e um anexo na parte de trás.

 

 

Preservação de patrimônios

 

As obras de restauração e modernização transformaram a Sala Cecília Meireles, no centro do Rio, no mais moderno espaço de música do Brasil. O Theatro Municipal e a Casa França-Brasil  também estão incluídas no pacote de revitalizações do Estado. As intervenções integram o programa Preservando, responsável pela reconstrução, reforma e manutenção de outros espaços culturais como a Casa de Euclides da Cunha, a Escola de Música Villa-Lobos, a Casa de Cultura Laura Alvim, a sede do MIS na Lapa e os teatros João Caetano, Gláucio Gill, Armando Gonzaga e Arthur Azevedo.  

 

Leia a matéria no Diário Oficial 
Imprimir