Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Cerca de 700 mil estudantes realizam provas do Saerjinho
em 16/04/2015 09:24:28 (701 leituras)


Cerca de 700 mil alunos fizeram as provas do Saerjinho, Sistema de Avaliação Bimestral da Secretaria de Educação, ontem e anteontem. O objetivo da prova é identificar deficiências educacionais que, além de corrigidas, servem como base de avaliação para o Estado.


Após a divulgação dos resultados do Saerjinho, as estratégias pedagógicas são reavaliadas e, se necessário, as escolas implementam ações como o reforço escolar, a elaboração de material pedagógico diferenciado e a participação no programa de formação continuada para professores.


A avaliação é feita por 600 mil alunos da rede estadual e outros 100 mil de 74 municípios que usam os testes como forma de monitoramento da aprendizagem dos estudantes. O conteúdo é o mesmo ensinado pelos professores em sala de aula. 

 

Aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Chico Anysio, no Andaraí, na Zona Norte do Rio, Lucien Gilbert, de 15 anos, destaca a dedicação e disponibilidade dos professores para o sucesso do exame. 

 

“As disciplinas foram bem trabalhadas em sala de aula e usamos os horários de Estudos Orientados para sanar dúvidas”, afirmou Lucien.

Para a estudante do 2° ano, Karina Madruga, de 17 anos, o Saerjinho é uma forma de autoavaliação e de preparação para as provas do vestibular.

“É uma forma de avaliarmos o nosso desempenho. Além disso, nos ajuda na preparação para as provas que vamos enfrentar, como o vestibular e o Enem”, disse Karina. 

 

Para o diretor-geral do colégio Chico Anysio, Willmann Costa, a filosofia da escola estimula o bom desempenho dos alunos nos exames.

 

“Buscamos prepará-los para serem cidadãos aptos a fazerem boas escolhas no futuro”, explicou o diretor-geral. 

 

 Como são as aplicações

 

No primeiro dia de testes, estudantes da 3ª série do Ensino Médio Regular e do Curso Normal foram avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, além da prova de Redação. Já no segundo dia, foram cobradas questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para estudantes do 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular, Integrado, Inovador, Intercultural e Experimental. 

 Os alunos do Curso Normal e dos programas Autonomia, de Correção de Fluxo e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também fizeram os exames.

 

Leia a matéria no Diário Oficial 
Imprimir