Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 19 de julho de 2019
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Notícias
Imprensa Oficial : Parque gráfico moderno e renovado
em 27/04/2010 17:00:00 (3683 leituras)


       A reestruturação administrativa da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, realizada a partir de 2007, permitiu a modernização do parque gráfico da empresa e a consequente retomada de produção, com a confecção de livros, revistas, cartazes e folders, entre outros materiais impressos.

      O espaço está tomado por equipamentos de última geração e passa por reformas para se adaptar aos novos tempos. A expansão permite o aprofundamento da difusão cultural que tem marcado a administração.

       Mais recente aquisição da IO, a impressora rotativa Pressline – 30 é a responsável por dar cores ao DO, além de conferir à empresa expressiva capacidade adicional para imprimir livros e revistas coloridas. Conjunto integrado de oito unidades impressoras, o novo equipamento incorpora os avanços mais recentes dos sistemas gráficos do mundo e imprime, por hora, até 30 mil cadernos de 40 páginas, oito delas coloridas. O antigo depósito de entulhos se transformou no setor da impressora rotativa, que foi totalmente modificado para receber as máquinas e os serviços ligados à atividade - como a Fotomecânica e a Divisão de Editoração.

        O projeto de renovação do parque gráfico da empresa pública começou em 2007, com a atual administração. No mesmo ano, iniciou-se a compra dos primeiros equipamentos, sendo que o auge do processo seria alcançado em 2009, com a entrega das máquinas de maior porte. Em outubro do ano passado, a empresa recebeu duas impressoras digitais off-set. As impressoras planas coloridas Heidelberg Speedmaster apresentam capacidade de produzir 17 mil folhas por hora, aumentado em seis vezes a capacidade anterior.

      Também foram adquiridos três seladoras para empacotamento, uma esteira para empacotamento, um túnel de encolhimento para empacotamento, uma laminadora, duas guilhotinas, duas prensas de cópia, duas dobradeiras para folha inteira, uma encadernadora de alceamento de grampo e corte trilateral e uma capeadora de livro com corte trilateral. No total, o parque gráfico foi modernizado com 17 equipamentos de última geração.

      As novas impressoras representam inovação tecnológica e multiplicação da capacidade operacional da Imprensa Oficial, permitindo que a demanda da Administração Estadual por produtos gráficos - cartazes, cadernos, manuais, formulários e papéis diversos, revistas e livros - possa ter atendimento rápido e da mais alta qualidade.

      A modernização é ótima para os funcionários da IO, que sonhavam com a substituição de máquinas que operavam há mais de 30 anos em estado precário ou que já estavam desativadas, e para a população do Estado do Rio. Agora, a empresa pública é capaz de cumprir a missão assumida pelo diretor-presidente Haroldo Zager, diante do governador Sérgio Cabral, na visita que fez à empresa em julho: “inundar de livros o Estado do Rio”. 


A nova rotativa da Imprensa Oficial

Imprimir