Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Tatuzão reinicia a construção do túnel da Linha 4 do Metrô em Ipanema
em 13/04/2015 09:24:43 (688 leituras)


 O Tunnel Boring Machine, conhecido como Tatuzão, voltou a construir os túneis da Linha 4 do metrô no subsolo da Zona Sul do Rio, na sexta-feira (10/4). O equipamento deixou a Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, onde passava por uma manutenção programada, e segue agora sob o leito da Rua Visconde de Pirajá em direção ao Jardim de Alah. A previsão é de que a máquina chegue à Estação Jardim de Alah na segunda quinzena de agosto.


Fabricação  sob medida

O Tatuzão chegou à Estação Nossa Senhora da Paz no final de fevereiro, quando atravessou uma parede de estação pela primeira vez. Na ocasião,  o equipamento passou por uma manutenção programada para lubrificação, limpeza e reparos com solda e trocas das peças principais, responsáveis por escavar o solo e transportá-lo para o interior da máquina.

“Estamos seguindo o cronograma de obras. Em agosto, o Tatuzão chegará no Jardim de Alah e, na segunda quinzena de outubro, na Antero de Quental. Como previsto, em 2016, a Linha 4 estará à disposição dos cariocas”, disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

 Amplamente utilizado em obras de metrô nas principais metrópoles do mundo, o Tatuzão foi fabricado na Alemanha, sob medida para o solo do Rio de Janeiro. O equipamento tem 2,7 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equivalente a um prédio de quatro andares. Ao mesmo tempo em que escava, a máquina instala as aduelas, anéis de concreto que formam os túneis.

Mais de 300 mil pessoas por dia  beneficiadas

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca-Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

 A ligação metroviária entre a Barra da Tijuca e Ipanema estará à disposição dos passageiros em junho de 2016, em operação assistida, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam feitos. Em julho de 2016, a operação comercial da nova linha será nos mesmos horários dos demais trajetos do metrô.

 Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em apenas 34 minutos. Os usuários poderão deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.

 

Leia a matéria no Diário Oficial 
Imprimir