Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Rio Rural incentiva rede de sementes agroecológicas
em 07/04/2015 09:37:03 (706 leituras)


 O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, está estruturando a Rede de Sementes Agroecológicas e Orgânicas do Estado do Rio de Janeiro, junto com outras instituições parceiras.  A ideia é apoiar e fomentar ações continuadas que promovam o aporte inicial de sementes, além de disseminar os saberes dos agricultores familiares e informações técnicas.


Na Região Serrana, a Associação Agroecológica de Teresópolis já vem trabalhando para diversificar a genética das lavouras, resgatando cultivos pouco comuns e introduzindo outros que não faziam parte da agricultura convencional. 

Produção no estado

Com apoio financeiro de uma instituição privada, a associação criou, em 2012, um banco de sementes orgânicas, sob responsabilidade do produtor e engenheiro agrônomo Roberto Selig.

“Houve um enriquecimento da nossa feira com os consumidores se aproximando também obtendo materiais para suas hortas e quintais. Muitas espécies acabaram se firmando no cotidiano da produção como, por exemplo, a batata yacon”, disse Selig.

A Rede de Sementes vai fazer um diagnóstico das sementes agroecológicas do estado, além de criar novos bancos, como o existente na microbacia Alto Macabu, em Trajano de Moraes, na Serra.

 

Leia a matéria no Diário Oficial
Imprimir