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Notícias
Diário Oficial : Ponte estaiada da Linha 4 do Metrô começa a ganhar forma
em 06/04/2015 09:48:13 (684 leituras)


 Suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, denominados estais, a primeira ponte estaiada para metrô do Rio de Janeiro começa a ganhar forma sobre o canal da Barra da Tijuca. Este é o único trecho onde os trens da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) poderão ser vistos fora do subterrâneo. 


A ponte ligará os túneis do Morro do Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico. As rampas de acesso foram finalizadas e já estão conectadas à Estação Jardim Oceânico. Agora, o elevado – trecho inclinado e em curva que se vê da Avenida Armando Lombardi, na Barra – está em execução e se conectará com o tabuleiro da ponte que começa a ser construído entre os acessos de veículos existentes em direção ao Itanhangá. Serão 320 metros de trecho elevado e suspenso, entre a rampa de acesso e o túnel já escavado. 

Com 13,9 metros de largura, a ponte terá duas vias, uma para as composições que seguirão no sentido Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e outra em direção à Zona Sul. Ao todo, mais de 5.500 metros de estais serão fixados em dois pilones de 72 metros de altura. 

Em construção, ultrapassam os 14 metros, atualmente. A metodologia construtiva para esses pilones utiliza a forma autotrepante, um sistema de pistões hidráulicos que eleva toda a estrutura de apoio conforme a necessidade da obra. Esta é a primeira vez na América Latina em que pilares inclinados de uma ponte estaiada são executados desta maneira. As vantagens são o ganho de tempo na conclusão do trabalho, a segurança para a equipe de serviços em altura e a possibilidade de manter o trânsito de veículos e pedestres sob a construção. Para o avanço da ponte de concreto, o Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras entre a Barra da Tijuca e a Gávea, vai utilizar mantas específicas e telas de proteção para acúmulo do resíduo da obra, preservando as águas do canal. 

Mais de 300 mil pessoas beneficiadas - A Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia. Serão seis estações e cerca de 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária estará à disposição dos passageiros em julho de 2016. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.

 

Leia a matéria no Diário Oficial
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