Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Saúde investe em capacitação de doulas
em 01/04/2015 09:35:06 (784 leituras)


 A Secretaria de Saúde está capacitando, pela primeira vez, doulas e educadoras perinatal, que vão atuar como voluntárias nos Hospitais da Mãe, em Mesquita, da Mulher, em São João de Meriti, e Rocha Faria, em Campo Grande, na capital fluminense.


 

 

A intenção da equipe de Humanização da secretaria é levar afeto e apoio às mulheres em trabalho de parto e seus familiares, colaborando ainda no contato com a equipe médica. As doulas podem estar continuamente ao lado da parturiente, provendo encorajamento e tranquilidade, com palavras de reafirmação e incentivo. Elas também ensinam técnicas de massagem, de respiração, além de sugestões de posição e de movimentos. Após a participação no curso, as profissionais poderão exercer a profissão, já que o registro é reconhecido pelo Ministério do Trabalho.

 

 

“Queremos que a parturiente seja acolhida e se sinta segura neste momento tão especial na vida de uma mulher. Este projeto também tem um caráter social, pois essas mulheres vão receber um registro profissional, com reconhecimento do Ministério do Trabalho, o que possibilitará o exercício da profissão”,  afirmou Ana Roberta Pires, coordenadora do projeto.

 

Sulamita Leôncio, 26 anos,  teve a certeza da vocação quando percebeu a importância do apoio emocional no trabalho de parto da sua primeira filha, Heloísa.

 

“Quero colocar em prática tudo que aprendi para levar conforto para outras mulheres”, disse Sulamita.

 

Márcia Regina da Silva, 43 anos, estava em trabalho de parto do seu filho Lucas, na sala de pré-parto do Hospital da Mulher Heloneida Studart, quando conheceu pela primeira vez o trabalho das doulas.

 

“Ter uma pessoa ao seu lado é reconfortante e ajuda muito”,  afirmou Márcia.

 

Leia a matéria no Diário Oficial
Imprimir