Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 28 de janeiro de 2021
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Floricultura movimenta R$ 634 milhões
em 01/04/2015 09:29:48 (736 leituras)


  A floricultura, atividade que já coloca o Estado do Rio entre os maiores polos produtores de flores e plantas ornamentais do país, ainda tem potencial de crescimento. De acordo com a Secretaria de Agricultura, em 2014, o setor movimentou R$ 634 milhões, valor 10% superior ao do ano anterior. 


 

 

Este crescimento vem acompanhado do aumento do número de produtores, expansão da área de cultivo, diversificação do número de espécies cultivadas e a profissionalização de mão de obra na agregação de valor e serviços, ampliando a demanda pelo produto.

 

 

Atualmente, em todo o estado 1.074 produtores se dedicam à produção de flores de clima temperado, tropicais e envasadas, além de plantas para paisagismo e jardinagem. Grande parte deste contingente, cerca de 50%, se concentra na Serra, na produção de orquídeas, por exemplo. 

Outros 38%, na Região Metropolitana, cultivam plantas ornamentais, flores e folhagens tropicais. Os demais estão localizados nas regiões Noroeste, Baixadas Litorâneas e Sul.

 

 

Segundo a coordenadora do programa Florescer, do Governo do Estado, Nazaré Dias, o bom momento da floricultura no estado é atribuído, entre outros fatores, a presença de microclimas que favorecem o cultivo da maioria das espécies, gerando uma oferta diversificada.

 

 

“Nos últimos cinco anos, os produtos da floricultura fluminense aumentaram sua participação na oferta global do mercado estadual, de 18 para 80%. Para atingir este patamar, produtores apoiados pelo Florescer, com assistência técnica da Emater-Rio (Empresa de Extensão Rural do Estado), investiram em capacitação e no  acompanhamento de tendências do setor para melhorar o padrão de qualidade do produto”, explicou a coordenadora do programa Florescer.

 

Leia a matéria no Diário Oficial
Imprimir