Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 20 de fevereiro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Ecobarco inicia ações em terminais das barcas na Baía de Guanabara
em 27/02/2014 09:37:05 (717 leituras)



A Secretaria do Ambiente iniciou na terça-feira (25/2) a operação de coleta de lixo flutuante na área da Baía de Guanabara, entre os terminais das barcas das praças XV, no centro do Rio de Janeiro, e Arariboia, em Niterói. O novo trajeto de ação dos ecobarcos foi escolhido levando em consideração não somente a concentração de lixo do percurso, mas também o prejuízo que os materiais podem trazer à população que utiliza as barcas para realizar a travessia entre os dois municípios fluminenses.

“A situação na Baía de Guanabara deve ser combatida em todas as frentes. Na origem, com a drenagem dos rios, ampliação do sistema de coleta, reassentamento de famílias ribeirinhas e realização de projetos de educação nas comunidades do entorno. Outras ações são ampliar as ecobarreiras para evitar que o lixo chegue à baía e a coleta pelos ecobarcos” explicou o secretário do Ambiente, Indio da Costa. 

Em janeiro deste ano, as três embarcações contratadas pela Secretaria do Ambiente recolheram cerca de 270 toneladas de materiais descartados diretamente nas águas da baía, em rios e canais contribuintes.

Atualmente, os ecobarcos coletam o lixo flutuante das águas da Baía de Guanabara e despejam os resíduos em duas bases: na Marina da Glória, no bairro do Flamengo, e no Iate Clube Guanabara, na Ilha do Governador.

A previsão é de que até o fim de abril outras sete embarcações especiais reforcem o trabalho de limpeza.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir