Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 22 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : UPAs batem a marca de 21 milhões de atendimentos
em 25/02/2014 09:41:23 (742 leituras)



As Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas (UPAs) do Estado chegaram à marca de 21 milhões de atendimentos. Com 54 unidades já em pleno funcionamento, as UPAs já realizaram mais de 18 milhões de exames, cerca de 5 milhões de atendimentos odontológicos e distribuíram 150 milhões de medicamentos.

O modelo, implantado para contribuir com o atendimento de urgência e emergência, reduzindo a procura pelos hospitais-gerais para a assistência de casos de menor complexidade, demonstra eficiência desde 2007, quando foi inaugurada a primeira unidade. Atendendo a população de diferentes municípios, as UPAs têm alto índice de resolutividade; menos de 1% dos casos precisou ser transferido.

A superintendente de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde, Valéria Moll, afirma que a criação das UPAs provocou uma mudanças de comportamento na população.

"Lembro que quando fui coordenadora da primeira UPA, a da Maré, conheci uma senhora, que me agradeceu muito porque tinha ido ao médico pela primeira vez em 60 anos de vida. De acordo com a senhora, ela nunca conseguia ser atendida e sempre acabava se automedicando. Com a criação das UPAs, essa cultura acabou mudando, uma vez que todos podem ter acesso a atendimento de emergência de qualidade", disse Valéria.

Dentre os serviços disponíveis nas UPAs estão as especialidades de clínica médica e pediatria, odontologia, exames laboratoriais e de Raio-X, sutura, gesso, medicação e nebulização. As equipes das UPAs também estão treinadas para atuarem em casos de suspeita, e confirmação, de dengue através da utilização do prontuário eletrônico desenvolvido de acordo o Ministério da Saúde.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir