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Diário Oficial : Pavimentação da RJ-151 impulsiona economia de Visconde de Mauá
em 10/02/2014 10:16:20 (1467 leituras)



Gerente de uma loja em Maringá há 16 anos, Adelaide Ferreira planejava abrir uma filial em Visconde de Mauá, mas o sonho ficava pelo caminho da precária estrada que ligava as duas vilas. Ao ver que a via de 5,3 quilômetros começava a ser  asfaltada, ela decidiu colocar o plano em prática. As obras de pavimentação da RJ-151 foram inauguradas ontem e Adelaide já colhe os frutos da sua aposta: suas vendas no novo estabelecimento aumentaram 20% graças ao maior número de visitantes.

Com investimento de cerca de R$ 11 milhões, a estrada é a primeira obra concluída no estado com verba do Prodetur (Programa de Desenvolvimento ao Turismo), que disponibiliza 179 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investir em 23 cidades fluminenses. Ao longo da semana, a série de reportagens Rio De Braços Abertos vai mostrar outras intervenções do Prodetur em andamento, como a pavimentação da estrada Paraty-Cunha, melhorias em Conservatória, distrito de Valença, e a construção do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana.

"Esta região tem um dos maiores fluxos turísticos do estado. Damos condição de chegar por uma estrada pioneira, com asfalto-borracha, e desfrutar dos restaurantes e pousadas. A via levará emprego, renda e  qualidade de vida", disse o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão.

Antes da inauguração da RJ-151, a região foi beneficiada no fim de 2011 com a pavimentação da RJ-163, o que ampliou em 50% a quantidade de turistas.

"Sempre pensamos em ter uma filial em Mauá, mas desanimávamos. Há menos de um ano, com as obras em andamento, decidimos inaugurar a nova loja. O número de visitantes tem aumentado e as vendas subiram", disse Adelaide.

Rodovia com asfalto-borracha.

Executadas pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem), as obras da RJ-151 ganharam pavimentação com asfalto-borracha como opção estratégica devido às baixas temperaturas da região. O material produz maior resistência, protegendo o piso de tensões que tendem a causar rachaduras e desníveis. Além de ecologicamente correto, o sistema aprovado por decreto estadual é mais econômico e aumenta a segurança de tráfego. Por ser uma estrada que corta o Parque da Serra Pelada, a RJ-151 obteve licença ambiental do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para ser pavimentada e a obra obedeceu critérios de conservação do ecossistema.


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