Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 20 de fevereiro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Moradores da Mangueira são capacitados em moda sustentável
em 07/02/2014 09:35:33 (961 leituras)



Moradores da Mangueira, na Zona Norte do Rio, foram capacitados em moda sustentável. Os mais de 120 alunos da Escola de Artes Técnicas (EAT) da comunidade se formaram ontem no projeto EcoModa, da Superintendência de Território e Cidadania, da Secretaria do Ambiente. Criada em 2012, a iniciativa já qualificou mais de 400 jovens, reaproveitando cerca de quatro toneladas de resíduos de tecidos e banners.

Durante o curso de cinco meses, os alunos aprenderam a confeccionar vestuário e produtos, com ênfase em reaproveitamento de lixo têxtil, por meio de técnicas de modelagem, corte e costura. Os formandos também receberam capacitação em empreendedorismo.

Cerca de 40 jovens da comunidade participaram de oficina de modelo e manequim para desfilar com uma coleção criada pelos formandos, inspirada no centenário do poeta Vinícius de Moraes.

Moradora da Mangueira há mais de 20 anos, a costureira Lucimar Oliveira, de 27 anos, vai investir no sonho de abrir uma confecção própria.

“Sempre quis viver da comercialização dos meus produtos. A capacitação me deixou mais próxima do nível profissional. Agora sei desenhar e modelar as peças” disse Lucimar.

De acordo com o coordenador criativo do curso, Almir França, parcerias estão sendo firmadas com fábricas e confecções para a implantação de uma grife sustentável.

“Os alunos saem para o mercado de trabalho com mais consciência ambiental” explicou o coordenador.

A partir da formação no projeto EcoModa, no ano passado, ex- alunos criaram a marca Poesia Marginal, que confecciona roupas em homenagem a artistas brasileiros.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir