Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 31 de outubro de 2014
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Notícias
Diário Oficial : Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer ganha sala híbrida
em 30/12/2013 09:52:17 (243 leituras)



Os pacientes do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer já podem contar com uma sala híbrida, que congrega ambiente cirúrgico com um aparelho de ressonância magnética. A tecnologia de ponta empregada vai possibilitar que os médicos tirem suas dúvidas e realizem exames de imagem durante as operações. O espaço, que foi inaugurado na sexta-feira (27/12), recebeu R$ 16,7 milhões de investimentos da Secretaria de Saúde.

Para o diretor do setor de Neurocirurgia do Instituto do Cérebro, Paulo Niemeyer Filho, a sala híbrida aumenta a precisão das cirurgias, ampliando as chances de cura dos pacientes.

Importante auxílio nos procedimentos.

“É uma frustração quando realizamos exame de controle um mês após a cirurgia e vemos que parte da lesão ainda está no cérebro. A sala vai fazer diferença nas operações porque, se tivermos dúvida, levaremos o paciente da mesa de cirurgia para realizar o exame de imagem na sala ao lado. Depois ele volta para terminar a operação, sem a necessidade de nova marcação e anestesia” disse o diretor.

O novo espaço com aparelho de ressonância será usado para a realização de cirurgias de tumores cerebrais, retirada de focos de epilepsia e outros procedimentos na área de neurocirurgia. Quando não houver necessidade de uso do equipamento durante as operações, ele será disponibilizado para os demais pacientes. O aparelho tem capacidade para realizar dois exames de imagem por dia.

Inaugurado em julho deste ano, o Instituto do Cérebro é o primeiro centro do país voltado exclusivamente para o tratamento neurocirúrgico de doenças do sistema nervoso central, como tumores, doenças vasculares e Mal de Parkinson. Até novembro, a unidade estadual realizou 284 cirurgias e 2.072 atendimentos ambulatoriais.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir