Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Hemorio realiza coleta móvel de sangue na Semana do Doador
em 26/11/2013 09:43:05 (749 leituras)



Para comemorar a Semana do Doador, celebrada até o próximo dia 30, e reforçar os estoques de sangue durante as festas de fim de ano, a Secretaria de Saúde e o Hemorio promovem uma grande coleta móvel no Largo da Carioca, no centro do Rio. A ação prevê realizar mil procedimentos durante a campanha, que termina hoje. No ano passado, mais de 900 voluntários compareceram

ao evento.

Para a médica hematologista e chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, Naura Faria, a iniciativa é importante para manter positivo o saldo do banco de sangue, que necessita de uma média diária de 500 doações. Uma bolsa de 400 ml de sangue pode salvar até três vidas. A plaqueta, o plasma e o sangue podem ser aproveitados nas transfusões.

"Estamos aqui para aproximar o doador da doação. A demanda aumenta muito no mês de dezembro, em decorrência das festas e das viagens do período", explicou a médica.

Cinco grafiteiros foram convidados para criar obras relacionadas ao conceito da campanha, como corações. A ação também ganhou o site

www.doe400ml.com.br.

 


Primeira da fila de coleta, a aposentada Sônia Regina Barbosa, de 60 anos, aproveitou a ação para reafirmar o hábito que mantém há mais de 20 anos.

"Sou doadora há muitos anos e faço questão de ajudar porque minha família já foi beneficiada. Estou doando vida", afirmou a aposentada.

O gari Gleidson França, de 29 anos, encontrou na campanha a chance de realizar sua sexta doação.

"Doo a cada quatro meses. O posto itinerante facilita a doação. Este é um ato cívico e solidário", disse Gleidson.

Para conscientizar a população sobre a doação regular, o Hemorio irá promover outros eventos esta semana.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir