Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 28 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Rio de Janeiro ganha primeiro polo de reciclagem do Brasil
em 25/11/2013 09:23:46 (842 leituras)



O Governo do Estado, em parceria com a União, inaugurou na sexta-feira (22/11) o primeiro Polo de Reciclagem do Rio de Janeiro e do país, localizado em Gramacho, em Duque de Caxias. Resultado do pedido de catadores organizados em cooperativas, a unidade empregará inicialmente cerca de 110 pessoas.

Com potencial de empregabilidade de até 500 trabalhadores, o polo será administrado pelas cooperativas Cooperjardim, Coopercaxias, Coopergramacho, Coopercamjg e pela Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho.

O pacote de ações, que vai beneficiar trabalhadores em todo o estado, inclui ainda capacitação e a entrega de maquinários. O polo será também sede da primeira rede de cooperativas de profissionais apoiada pelo projeto Catadores e Catadoras em Redes Solidárias (CRS), executado pela Secretaria do Ambiente  em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária.

O projeto CRS dará suporte a outras cinco redes em 41 municípios, com qualificação e assessoramento técnico. A Secretaria do Ambiente, por meio do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), disponibilizará cerca de  R$ 1 milhão para a compra de máquinas.

Para o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a inauguração do polo de reciclagem é representativa.

"Este é um dia significativo. Encontramos uma fórmula adequada de juntar a capacidade de organização e luta dos catadores com o apoio de entidades sociais e governamentais", disse o ministro.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir