Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 28 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Baía de Guanabara contará com dez barcos para retirar lixo flutuante
em 22/11/2013 09:30:10 (705 leituras)



O Estado vai contratar dez ecobarcos para retirar o lixo flutuante da Baía de Guanabara até 2016. O serviço de operação da frota, que será licitado no próximo dia 28, vai representar investimento de cerca de R$ 3 milhões em 2014. O projeto aprovado pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano) prevê ainda a construção de oito novas ecobarreiras e a reforma das dez existentes, com  recurso de mais de R$ 10 milhões.

De acordo com Gelson Serva, coordenador executivo do Programa de Saneamento da Baía de Guanabara da Secretaria de Ambiente, serão licitados três modelos diferentes de embarcações. Entre eles, quatro vão ser de maior porte e seis de pequenas dimensões para alcançar locais de difícil acesso.

"Os barcos maiores terão equipamentos para elevação e retirada eletromecânica. Já os menores contarão com motor de popa para chegar em regiões de difícil acesso. Esperamos começar em janeiro de 2014 e vamos contratar inicialmente a frota para trabalhar um ano. A ideia é fazer uma avaliação e adequar o serviço até 2016", afirmou Serva.

A Secretaria do Ambiente também vai licitar, em dezembro, a reforma das dez ecobarreiras existentes, além da construção de mais oito. Duas serão instaladas na capital, duas em Niterói, duas em São Gonçalo e outras duas em Duque de Caxias. Com os novos mecanismos e embarcações, a estimativa é dobrar a coleta de resíduos.

No último ano, as dez ecobarreiras ampliaram em 26% a quantidade de objetos recicláveis retirados da Baía, e em 13% o volume de resíduos não recicláveis. Foram recolhidas 36 toneladas a mais de lixo, além de uma média de 30 pneus por dia.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir