Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 20 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Academias melhoram qualidade de vida de idosos
em 21/11/2013 10:14:02 (895 leituras)



 As academias ao ar livre estão melhorando a qualidade de vida de idosos no interior fluminense. O Governo do Estado inaugurou, na terça-feira (19/11) e ontem, unidades em Cordeiro e Carmo, na Região Serrana, e em Rio das Flores, no Médio Paraíba. Os espaços fazem parte do programa 3ª Idade Saudável, lançado em outros 18 municípios.

O projeto da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida prevê a instalação de 45 academias em todo o estado, levando equipamentos de ginástica a cerca de 18 mil idosos. O objetivo é alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica dos alunos. Em cada espaço, uma equipe – formada por  profissionais de educação física, fisioterapia, técnica de enfermagem e nutrição – vai acompanhar as atividades. 

“O Estatuto do Idoso traz em um artigo o direito ao esporte. Por meio dele, a terceira idade ganha mais saúde, capacidade funcional e independência” explicou o secretário de Envelhecimento Saudável, Marcus Vinícius.

Moradora de Rio das Flores, Maria da Penha de Oliveira, de 63 anos, começou a se exercitar por recomendação médica na 22ª unidade inaugurada pelo Estado.

“Estava sofrendo com problemas de hérnia de disco. Se dependesse de uma academia tradicional, não teria condições financeiras de cuidar da minha saúde” disse Maria da Penha.

Uma das mais idosas a preencher uma das 250 vagas oferecidas em Rio das Flores, Maria Magdalena, de 84 anos, aprovou a iniciativa.

“Pratico exercício físico há 12 anos. Preciso perder peso para equilibrar a minha pressão arterial. Estou achando maravilhoso poder fazer atividades ao ar livre” afirmou Maria.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir