Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Governo lança programa de reciclagem de óleo na rede estadual
em 19/11/2013 09:44:42 (800 leituras)



Com o objetivo de estimular a reciclagem do óleo de cozinha como matéria-prima na produção de biodiesel e na fabricação de sabão industrial, a Secretaria do Ambiente, em parceria com o  Inea (Instituto Estadual do Ambiente), lançou ontem o Prove (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal) nas escolas da rede estadual de ensino. Na primeira etapa da ação, dez colégios irão atuar como um ecoponto de recolhimento de óleo.

Posto de coleta ajuda na redução da poluição.

A escolha do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, para a instalação do primeiro ecoponto não foi ao acaso. No início deste ano, três professores modificaram um antigo veículo movido a diesel para que funcionasse à base de óleo vegetal reciclado. Durante cerca de 40 dias, os docentes visitaram 29 cidades do Uruguai, Argentina e Chile e usaram o combustível alternativo em um terço do trajeto.

Segundo o coordenador do Prove, Eduardo Caetano de Lima, a localização estratégica do primeiro posto de coleta proporciona a redução da poluição no complexo lagunar de Jacarepaguá, uma das áreas de realização de provas olímpicas em 2016.

Aluna e voluntária do programa, Rebeca Soares, de 16 anos, aprovou a iniciativa. 

"Fizemos um trabalho de campo para conscientizar a população", disse Rebeca.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir